Vender é a arte de influenciar

“As equipes estão em todas as partes. Nas empresas, nos esportes, nas artes e até na política. Tanto nos aspectos pessoais como profissionais de nossas vidas, as equipes têm um lugar importante. Não obstante, nem todos os grupos são uma equipe e nem todas as equipes são eficazes.”

Este paragrafo tirado da publicação de Glenn M. Parker, retrata uma verdade intrínseca no dia-a-dia de todos nós, “vendedores”.

Ao meu ver, mesmo quando trabalhamos sozinhos constituímos equipes, pois uma venda eficiente, na maioria das vezes, está intimamente ligada a habilidade do profissional que vende e, um profissional eficiente, nunca deve ser parte única e total do processo de vendas, é quase uma necessidade estabelecer vínculos confiáveis desde o início da venda.

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Trazer vários players para as diversas fases da venda, traz segurança e permite um entendimento mais claro das necessidades do comprador / cliente.

Portanto vale afirmar que, todos somos vendedores, mesmo quando compramos tentamos passar uma ideia mais próxima de nossa necessidade, e isso nos torna uma espécie de vendedores de nossas próprias necessidades.

Nesta linha podemos dizer que existem três tipos de profissionais ligados a arte de vender:

Estão vendedores: aqueles que exercem temporariamente uma condição de vendedores, aquela condição que visa atender uma necessidade própria, geralmente ligado ao varejo ou ainda à venda de produtos.

São vendedores: quantos de nós, vendedores, já não escutaram a frase, “este nasceu vendedor”. É exatamente isto, ser vendedor está na natureza de pessoas que são apaixonadas pelo ato de vender. Naturalmente conseguem influenciar pessoas e na maioria das vezes procuram estabelecer seus próprios processos de vendas.

São profissionais de vendas: aqueles que buscam constantemente a informação, mas não qualquer informação. Ele evoluiu e procurou desenvolver-se e especializar-se em uma determinada área de atuação, adquiriu conhecimento, olhar clínico e diagnostico assertivo. Seu conhecimento baseia-se não somente na formação acadêmica, mas complementarmente em suas próprias experiências e casos de sucesso.

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O profissional de vendas, tem sua atuação direcionada na necessidade do cliente, normalmente segue uma metodologia focada no entendimento da situação, dividindo o processo de vendas em fases e calçado na identificação dos diferentes players: iniciadores, centro de gravidade, bloqueadores, aprovadores e decisores.

Valdemar Batista Junior

Executivo Sênior em serviços com mais de 23 anos de carreira desenvolvida no mercado da Saúde, atuando como principal responsável das áreas de Vendas, Marketing e Finanças em Operadoras de Saúde e Prestadores de Serviços em Saúde.

Formado em Economia, Ciências Atuariais e Pós-Graduado em Gestão Comercial com ênfase em Marketing. Especialista em Processos de Governança Corporativa e Conselho de Administração.

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